#

meuimaginal

Member sinceApril 17, 2018
Twitter Username@meuimaginal
BiographyEdmar Camara; escritor e artista visual
URLhttps://t.co/uPPkp1CL8b
Hashtags10 hashtags created
Definitions25 hashtags defined

Definitions

created on March 27, 2021
Livro de Edmar Camara. Milhões de indivíduos, homens, mulheres e crianças africanos viram-se deportados para as Américas. Geralmente dentre os trezentos escravos acorrentados e transportados por uma embarcação normal, mais de um terço perecia no decorrer dos dois meses que levava a travessia da África até o Brasil. Dos restantes, cerca de um quarto nem tinham forças para desembarcar, morrendo na praia e enterrados ali mesmo. Para os que chegavam a alcançar os depósitos do porto e o mercado local, a média de sobrevivência até o século XVIII era apenas de sete anos. Muitos africanos procuravam escapar à situação praticando o suicídio por ingestão de grandes quantidades de terra, prática conhecida como geofagia. Seus "senhores" combatiam esta prática obrigando os negros a usarem uma máscara de ferro durante os trabalhos. A máscara metálica que cobria toda a cabeça só comportava cinco orifícios: para os olhos, orelhas e o nariz. Apesar de destruídas as linhagens e massacrados os clãs, e contrariando o distanciamento geográfico, a dispersão das famílias e a redução da pessoa negra à condição de objeto manejável, o negro sobreviveu. E em plena terra de exílio criou uma das mais maravilhosas culturas do mundo. A ausência da História Africana é uma das lacunas de grande importância que remete a consequências sobre a população Brasileira. Tomando o ambiente como de inferioridade dos afrodescendentes, que retira a oportunidade de construírem uma identidade positiva sobre as origens. Esta ausência abre espaço para hipóteses preconceituosas, desinformadas ou racistas criando um terreno fértil para produção e difusão de idéias erradas da população negra. A ausência de uma memória induz a idéia de que ela não existe. Que não faz parte do conhecimento a ser transmitido. A História do Brasil reúne tecnologias, costumes, culturas e propostas políticas trazidas pelos Africanos difíceis de serem reconhecidas e integradas devidamente na história nacional pelo desconhecimento da base Africana. Muitas das realizações do povo africano no Brasil ficam subdimensionadas ou não reconhecidas, dado o tamanho da ignorância reinante no país sobre as origens.
created on March 27, 2021
aVagarCidadelaDosMortos
created on March 27, 2021
crueldade carrasco revelação suplicio coragem desafio fosso maldade profano testemunha crime terror vitima mastigar teatro assassino alucinação
created on March 27, 2021
Livro de Edmar Camara; a crueldade não se guarda no carrasco que se faz revelar no suplicante. Um laço invisível lastra a forma que corajosamente suporta o desafio como quem vaga como testemunha o incomparável oferecer da vida que o deixa num fosso inchado pela maldade. Neste mundo profano, crimes aterrorizantes ocorrem. Nestes, a vítima é cruelmente mastigada pelo seu assassino; ainda neste “teatro” alucinante, outras coisas ao derredor acontecem, desafiando o leitor a encarar com coragem tudo o que se segue.
created on March 27, 2021
Para além de muitas variantes, o problema da vida e da morte é fundamental em função do que o homem pode conhecer como desespero ou esperança e encontrar sentido para a sua existência ou para o seu absurdo. O livro de E. Câmara trata de temas que nos visitam e nos questionam por todo o sempre. Não discute crença ou fideísmo, porque a palavra de Deus irá sempre escapar ao homem, mas apresenta o sagrado que permeia toda a estrutura narrativa desta obra. O leitor encontrará uma sorrateira reflexão teológica de razoável profundidade; embora não seja o autor um teólogo ou religioso dogmático.
created on March 27, 2021
vida morte homem desespero esperança existência absurdo crença fideísmo Deus sagrado reflexão teológica dogmático indiferença olhar traços entrelace dor humanidade salvação, culto, eterno, sofrer, matilha, crueldade criação, experimento, sopro, hades, código, tentação, almas, dormir, porta, cidadela, mortos, perdão, escolha, repouso, paz, semente, olho, ameaça, chefia, casta, maldita, filhos, sol, batalha, real, perda, fé, crie, elite, adâmica, sobrevivência, embate, lado, prêmio, derrota, recheio, angústia, provação, o bem, o mal, regresso.
created on September 22, 2018
O perdão enganoso da alma a de desesperar
created on June 15, 2018
Egito, Israel, bíblia, viagem, caminho do coração
created on June 15, 2018
O cristão e sua peregrinação pelo velho e novo Testamento, respectivamente uma viagem do coração só Egito e Israel caminhando com Moisés e o Filho Ungido
created on June 9, 2018
Nesta vida que a conhecemos, é somente o princípio de uma jornada que não termina; de acordo com o livro "a vagar"
created on June 9, 2018
Livro de Edmar Câmara que aponta a imortalidade do ser humano imaginal e potencial assédio de forças que o desejam nestes muitos mundos; a começar pelo soberano experimento que acena por um perdão enganoso à porta da cidadela das almas.
created on June 9, 2018
Acredito que este mundo conhecido não se esgotar nele mesmo. Há mundos que podemos criar imaginam entendi é serem reais criativos; não se limitando ao objeto ou ao sujeito observado.
created on June 9, 2018
Pensar em uma realidade criativa não ilusória que o movimente para um mundo real imaginam.
created on April 17, 2018
O dizer algo aos seres humanos em busca da experiencia do mistério pleno do que é sagrado
created on April 17, 2018
sublima a importância de recuperar o imaginativo, o simbólico do que é sagrado
created on April 17, 2018
a vitalidade celebrada do sagrado pela lente da estética
created on April 17, 2018
Dialogo entre a arte e os modos de “ler” o sagrado
created on April 17, 2018
é o instante de criação fértil simultãnea no tempo único de mundos criados por ti mesmo
created on April 17, 2018
é o instante dentro do sonho Dele em si mesmo
created on April 17, 2018
é o que olho, respiro, procuro em mim mesmo na luz da escuridão
created on April 17, 2018
o mundo criado por Deus em nós mesmo
created on April 17, 2018
a realidade percebida pela alma se dá no imaginal da arte literária
created on April 17, 2018
toda arte literária é imaginal, porque ela se apresenta como real
created on April 17, 2018
a presença se revela no não-existir; independe da forma visível ao outro.
created on April 17, 2018
discernir realidades únicas e distintas

Featured Resources

image

Connect on Twitter

""

Find us around the web

Lean Hashtags Facebook Hashtags Twitter Hashtags Google Plus image